domingo, 27 de julho de 2014

A falsidade do dia das avós


Ontem (26/07) foi dia das avós, se não fosse pela mídia, ou pelo nossas queridas redes sociais quase ninguém se lembraria.
Eis que ontem a modesta blogueira aqui entra em seu falecido facebook e vê uma enxurrada de mensagens dizendo amar avó, ser a coisa mais deliciosa e várias fotos de netos com suas avós que tiraram do fundo do báu, parecia como visitar um cemitério e olhar todas as fotos da lápide porque 50% daqueles avós já haviam partido dessa para melhor (ou pior).
Vi também netos tão caridosos, amorosos, que não faltava elogios para dizer como avó era especial e como queria era por perto, para dar o tal beijo e o tal feliz dia da avó, não posso dizer da grande maioria, mas alguns que eu testemunhei de perto, tipo parentes, e até mesmo vizinhos que fizeram declarações lindas dignas de lencinho e aplaudir de pé ,a realidade era ou ainda é completamente diferente do que li, eu até ficaria realmente satisfeita e minha concepção mudaria sobre essas pessoas, se não fosse apenas clichê, e o mundo seria feito de vovós mais felizes e menos senhoras solitárias numa casa antiga, esperando a visita do filho de alguém que ela pôs no mundo.
A vontade é enorme de reunir todos eles, e perguntar se quando eles estavam vivas, eles davam esse amor, carinho e gratidão? Se paravam o tempo, e deixavam de ir para lugares com pessoas da idade deles para lembrar de visitar a boa e velha senhora que ia ficar feliz com sua presença para fazer guloseimas, ou até mesmo para uma tarde assistindo novela, nunca vou entender o porque da hipocrisia alheia, me diga é para receber curtidas? Porque eu te garanto se sua avó não tiver facebook ela nunca vai saber dessa demonstração, se ela já morreu então, menos ainda, poupe menos falsidade, e faça mais ações, se a avó ainda é viva, curta ela, se delicia, diga que a ame, não só no dia 26 de julho, mas em todos os dias, porque vó realmente é uma raridade em nossas vida.
Eu tive o prazer de ter uma avó maravilhosa, que tirava a roupa do couro pra me dá se fosse preciso, que passava horas na maquina costurando roupas para mim, que quando recebia o dinheiro de sua pensão a primeira coisa que fazia era comprar o meu leite e meu pacotinho de fralda, eu tive uma segunda mãe, ela nunca foi de demonstrações públicas de afeto, sempre foi cautelosa, mas eu sabia que ela me amava, e na ausência da minha mãe ela seria minha segunda mãe, ou mãe duas vezes né? infelizmente eu já perdi ela tem 6 anos, mas fiquei feliz, porque até o último dia de vida dela, eu sempre demonstrei a importância que ela tinha em minha vida, sempre cuidei dela da melhor forma, e fazia o impossível, eu abrir mão da minha infância praticamente para ajudar minha mãe a cuidar da minha avó, e não me arrependo, mesmo que no final de sua vida ela nem soubesse quem era eu, e se  não fosse por ela, eu nunca teria nascido, porque dependia dela para fazer minha mãe, e  não tem nada melhor que a consciência limpa, talvez seja por isso que eu não preciso de um texto quilométrico no facebook, nem retirar uma foto do fundo do báu, para botar com a legenda "Eu te amo,vovó, sinto sua falta" para ganhar curtidas de pessoas mais hipócritas dos que as postam.
Demonstre o amor a sua avó, ela não será eterna, demonstre na sua atitude, não em uma publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário